sábado, 16 de abril de 2016


Dampyr 193 - Os Segredos de Cagliari (Boselli, Genzianella)
Escrito por David Padovani

Tempos atrás, falando de Dampyr 165, indicamos como uma entre as peculiaridades da série, a utilização de inúmeros flashback históricos e as contínuas trocas de ambientações geográficas que já se tornaram habituais.
Os Segredos de Cagliari se insere plenamente neste filão e a história permite a Mauro Boselli demonstrar seu grande conhecimento das tradições do folclore local, desta vez direcionado para a Sardenha.
Segundo um dos esquemas típicos usados pelo criador de Dampyr, a história se desenvolve através de uma narração de eventos que aconteceram em épocas remotas, contados ao leitor pelo protagonistas e pelos seus coadjuvantes.
Eventos que misturam de forma sensata e eficaz a realidade histórica e narrativa fantástica e que serve para continuar ou para fechar alguns dos muitos filões narrativos da série.
Enquanto o cenário Cagliari da história é louvável e interessante, com aprofundamento de alguns mistérios ligados à capital da Sardenha, por outro lado, a aventura sofre, sobretudo na parte central, no excesso da prosa boselliana, demasiadamente didática. Felizmente, o final tem um dinamismo narrativo que compensa o restante da edição.
Nicola Genzianella da uma ótima prova da sua arte. Como sempre, bem presente a lição Toppiana, o desenhista nas suas páginas, restitui à perfeição tanto os cidadãos de Cagliari, como as caracterizações dos personagens protagonistas, usando com propriedade os jogos de luz e sombras. 






 Critica publicada originariamente no site: www.lospaziobianco.it

Nenhum comentário: