quinta-feira, 6 de março de 2014


O MUNDO DAS IMAGENS
Mauro Boselli introduz, os personagens e os ambientes de "Na Cidade dos Mortos", a edição de Dampyr n° 168, que foi para as bancas ontem.

Uma das forças de Dampyr é a verdade dos temas que originam as suas aventuras.

Com o número de março (escrito por Mauro Boselli e desenhado por Nicola Genzianella), faremos uma visita a alguns velhos bairros do Cairo, locais muito especiais como Moqattam, considerado "a cidade da imundice", onde reside a comunidade de cultura Copta, os Zabaleen, que vivem, que reciclam os refugos; ou como "a cidade dos mortos", que dá o título da edição, uma labiríntica necrópole de tumbas e mausoléus, muitos dos quais inacreditavelmente habitados por famílias pobres!

E não nos limitaremos ao Cairo atual, porque visitaremos também aquele de uma época mameluca, aos tempos do célebre sultão Qait-bay, alguns séculos atrás, entrando na sua principesca cidade para revelar para vocês os segredos de seu harém e da sua favorita, Zafirah, uma mulher belíssima e inteligente de natureza dupla...

Mas não é tudo. Nesta história, que pertence por direito a temática mágica e onírica da série, faremos de fato uma bizarra incursão no mundo do misticismo sufi, explorando o Alam-al-Mithal, o mundo das imagens e das ilusões, e encontraremos os monstruosos habitantes da maléfica cidade de Jabarsa, todos dotados de uma cópia também eles. Como Zafirah, que na realidade é a escrava Eisheth. E como o mesmo Dampyr! 

Obviamente, nós vos daremos a versão fantástica do "mundo intermediário".Quem quiser se aprofundar no filosófico, místico e religioso, não tem que estudar persa antigo e sim mergulhar na leitura das obras do sábio e visionário Shoravardi, como por exemplo: "O Livro dos Confrontos"; "História do Exílio Ocidental"; "O Livro da Sabedoria Oriental"; e sobretudo, "O Arcangelo Rubro". (todos disponíveis também em tradução francesa).

Mauro Boselli


 


Matéria publicada originariamente no site: www.sergiobonellieditore.it

Nenhum comentário: