Série: Dampyr 259
Episódio: O olho do inferno
Textos: Marco Febbrari e Mauro Boselli
Desenhos: Majo e Dario Viotti
Capa: Enea Riboldi
Letrista: Luca Corda
Páginas: 96
Editora: Bonelli, 10-2021
Claire Thibaud, bibliotecária da cidade de Montmajor, pediu ajuda a Caleb para seu assistente, o professor universitário Daniel Marchal. Em sua pesquisa, o jovem está refazendo os passos de seu pai, o conhecido estudioso Olivier, que parece ter descoberto um refúgio secreto dos Cavaleiros Templários na região. Desde que investigou esta descoberta, Daniel tem sido assombrado pelo pesadelo recorrente de um homem com um rosto perturbador, que Harlan reconhece como Vassago, o demônio das coisas perdidas.
Chegando a Providence, Harlan, Kurjak e Tesla vão com Daniel e sua amiga Margot para um porão sob as ruínas de um mosteiro, onde encontram os restos de um matadouro de um Mestre da Noite. Aqui Harlan tem a visão da vampira Azara, que fez de seus escravos alguns cavaleiros templários envolvidos no transporte do tesouro da ordem; os cavaleiros foram então ajudados em sua fuga por Vassago, na época inquisidor e inimigo de Azara, que estava interessado em um artefato em particular, o Olho do Inferno, através do qual parece que criaturas infernais podem ser reconhecidas.
Enquanto isso, Caleb descobre que Azara é a mais jovem dos Mestres, criada pessoalmente por Dagda e iniciada em muitos de seus segredos. Ela viveu por um longo tempo sob a asa de Erlik Khan, depois entrou na ordem dos Templários. Após a morte de Dagda, ela partiu em busca de suas invenções perdidas em todo o mundo e, no século XIV, encontrou o Oculus na Península Arábica, talvez escondido por Vathek.
Os nossos encontram-se no meio de um novo encontro entre Azara e Vassago, e terá que trabalhar para libertar Claire e Margot, feitas prisioneiras, mas não antes de decidir de que lado ficar.
Febbrari e Boselli criam uma emocionante história de aventura, cuja primeira parte corre entre buscas e flashbacks de confrontos passados entre o demônio e a vampira. O final tem um desenvolvimento inesperado no compromisso que Harlan deve aceitar para obter o conselho de Amber, que quer salvar sua imã Azara. Harlan aceita, sabendo que Caleb não ficará feliz com isso, mas reivindicando sua liberdade de escolha, já que o Amesha não é seu "mestre". A personagem de Azara é muito promissora, permitindo que os roteiristas mostrem um pequeno vislumbre da misteriosa vida dos Mestres quando chegaram à Terra, quando o mais sábio deles, o idoso Dagda, ainda estava vivo.
Muitos sugestivos, como sempre, os desenhos de Majo, que realiza uma introdução ambientada em 1100. A história contemporânea é, por sua vez, criada graficamente por Viotti, que tem uma linha muito precisa e limpa, como é particularmente evidente nas barbas, nas madeiras dos navios, nas vestimentas. Os rostos são claros e precisos, com expressões muitas vezes dramáticas pelo uso habilidoso de luzes e sombras. As páginas criadas pelo desenhista apresentam muitas vinhetas duplas e até algumas quádruplas, nas cenas mais intensas e cenográficas.
Publicado originariamente no blog: www.ilcatafalco.blogspot
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