quinta-feira, 22 de setembro de 2022


Série: Dampyr 258
Episódio: Doutor Dor
Textos: Giorgio Giusfredi
Desenhos: Andre Del Campo
Capa: Enea Riboldi
Letrista: Luca Corda
Páginas: 96 
Editora: Bonelli, 9-2021
 
 
 
A história mexicana de Giusfredi e Del Campo, iniciada com o álbum México e sangue, se conclue com este número 258, intitulado Doutor Dor. 

O Doutor Nemech, aliás Doutor Dor, que Marsden resgatou de Tesla em uma fábrica da Temsek há muitos anos e o transformou em um não-morto, está de volta. O Doutor está realizando uma pesquisa sobre um soro misterioso usando imigrantes ilegais de Nogales, no México, como cobaias, dos quais aoenas mulheres grávidas podem sobreviver.
Bobby e Harlan estão em Tijuana, onde assistem a uma luta livre. Após o encontro, Michele, parceira de Jim Fajella, aborda Black Jungle, que há um ano está à procura de sua irmã desaparecida, Black Mamba. Uma figura sombria, tem ouvido o nome Black Mamba, se aproxima de Black Jungle apontando uma arma para suas costas. Fajella chega a tempo de evitar o pior e consegue arrancar o nome do mandante: o Doutor Dor.
Enquanto isso, Nemech realiza seus experimentos mortais em um armazém abandonado em Stains Camp, perto da fronteira entre o Novo México e o Arizona. O malvado cientista levou Inés, uma garota querida por Dern, prisioneira, e está ameaçando machucá-la se Gringo Rubio não enfrentar Dampyr em seu nome.


Depois de atrair Harlan e Bobby para uma caverna nas Montanhas Gila, liderados por um velho índio Danny Greengrass, com a ajuda de um grupo de não-mortos, Dern consegue obter uma arma com balas com sangue de Dampyr. O vampiro então retorna a Nemech para salvar Inés, mas acaba se tornando um peão do Doutor Dor, que conseguiu com seus experimentos colocar um perigoso inimigo de Harlan de volta ao jogo.
 
Ao contrário da primeira parte, este episódio se passa principalmente no presente. A trama principal se desenvolve entrelaçando-se várias subtramas: as desventuras dos imigrantes ilegais, que vivenciam o drama das separações familiares e a condição de escravos em busca de um sonho de liberdade e bem-estar para si e seus filhos; um aceno saboroso para o mundo do entretenimento mexicano com uma sequência de luta feminina; a história da lutadora Black Jungle em busca de sua irmã desaparecida; a de Danny Greengrass, o índio que é forçado a trair para salvar sua vida e que agora está tentando corrigir seus erros. Igualmente convincentes são os reaparecimentos dos dois Mestres da Noite, Marsden e Ixtlàn, cujas histórias nos são contadas sobre o intrigante pano de fundo. O resultado é uma bela história composta como um mosaico com inúmeras peças. 
 

Os desenhos são muito dinâmicos nas cenas de ação, em particular nas sequências de luta no ringue e naquelas com os Mestres, que se movem em velocidade supersônica. O jogo de luzes de Del Campo, em céus com raios rasantes e nuvens ameaçadoras, dão às cenas um forte senso de drama. Enfim, há um direção quase cinematográfica, enriquecida por closes muito eficazes dos personagens e sequências espetaculares, como aquela em Marsden emerge curado de uma poça de sangue.
 
 
 
Publicado originariamente no blog: www.ilcatafalco.blogspot

Nenhum comentário: