O caldeirão de Dagda - Dampyr 284 (novembro 2023) / crítica
Por Paolo M.G. Maino
Com o caldeirão de Dagda, Mauro Boselli encerra a dupla história que depois de muitas edições traz de volta à tona a subtrama de Taliesin. Mas é um encerramento que parece um prólogo de uma trama que nos acompanhará nos próximos meses, sempre saltando entre o Dampyr da Idade Média e o Dampyr do presente.
O caldeirão de Dagda - Dampyr 284
História e Roteiro: Mauro Boselli
Desenhos: Nicola Genzianella e Dario Viotti
Capa: Enea Riboldi
O que aconteceu no primeiro episódio? Vou resumir: descobrimos como Taliesin foi libertado da prisão de Konstantin e como sua fuga vertiginosa com seus salvadores, os bruxos galeses Eidillig e Menw (que primeiro se apresentaram com as características improváveis de Spog e Glaukos) ele obteve sucesso contra o Mestre da noite Konstantin e depois graças também à intervenção de Amber e Draka (à moda antiga como Amber e Draco) também sobre seus sármatas e não-mortos. Saímos do grupo quando uma luta até a morte está prestes a acontecer entre Draka e Phoros, líder dos sármatas.
Mas estes acontecimentos do passado estão ligados ao presente, onde na casa de campo de Dolly MacLaine, esta juntamente com Harlan, Matthew Shady, Samanta King e o fiel Murphy. Harlan descobre que os óculos de Dolly contêm um pedaço do Caldeirão de Dagda e os pedaços do caldeirão são procurados pelo aluno mais capaz de Dagda, a bela e letal Mestre da noite Azara, e também por Vassago.
O que encontramos neste segundo episódio? Muita ação mas desta vez de proporções inversas: muito mais no presente e menos no passado. Existem alguns momentos muito intensos (o encontro - aliás o primeiro de forma consciente - entre Essylt (Isolt) e o seu pai Taliesin e a memória de Amber sobre a morte de Drustan já contada em D199); e como eu estava dizendo há muita ação com as maquinações realmente inteligentes de Azara que dá a impressão como apenas Nergal, Van Henzig e Marsden de ser capaz de atingir Harlan e seus companheiros de perto, mas por enquanto mantendo uma atitude neutra sem declara guerra aberta com Dampyr (em virtude - o único verdadeir spoiler - de uma antiga amizade com Amber.
Boselli nos dá o que esperávamos: o retorno dos vilões, o retorno de uma longa saga modelada em questões antigas, os lugares e mundos oníricos que desempenharam um papel tão importante nas sagas da antiga Grã-Bretanha e que na Itália foram revividos por uma dos autores preferidos de Boselli, nomeadamente Ariosto (refiro-me ao Castelo de Atlas, por exemplo). E então encerramos a leitura com aquele gosto saudável de antecipação pelo que está por vir (e em particular estou esperando saber quem é o "Ele" de quem Bedwyr fala quando se dirige a Amber no castelo de Araxe na pág. 87).
E toda essa riqueza nos é oferecida por dois desenhistas muito bons.
Dario Viotti continua a contar-nos como na sua estréia em Dampyr 196, as histórias do passado e oferece-nos a precisão dos locais aliada à dramatização das personagens (revejam o diálogo entre Taliesin e Essylt à noite e percam-se no cabelo de Nicole Kidm... desculpe, Amber).
Nicola Genzianella como sempre é uma segurança granítica. A tensão, a história das sensações sob a pele, a explosão do horror vampiro... não há nenhuma característica na história de Dampyr que não seja perfeitamente controlada pelo lápis e tintas de Genzianella e ele também nos oferece Azara glacial que não conhecemos, se devemos nos apaixonar por ela por ficar com medo do que poderá fazer.
Agora aguardamos dezembro com um lançamento sangrento no mundo da ópera, tão querido por Claudio Falco, que fecha o (excelente) ano Dampyriano com os desenhos de Andre Del Campo!
Crítica publicada no site: www.fumettiavventura.it
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