sábado, 19 de novembro de 2022

 
Série: Dampyr 264
Episódio: Corações da escuridão
Textos: Luigi Mignacco
Desenhos: Arturo Lozzi
Capa: Enea Riboldi
Letrista: Omar Tuis
Páginas: 96 
Editora: Bonelli, 3-2022
 
 
 
Harlan, Kurjak e Tesla partiram para Serra Leoa, onde um grupo de russos em um safári foi brutalmente massacrado na floresta, talvez pelos lendários homens pantera.  
Acobertados por uma missão exploratória de uma agência ecológica, os nossos chegam ao local, onde se deparam com o Sargento Maloka e os mercenários de uma multinacional de mineração, sob a orientação do engenheiro Brown. Apesar de alguns atritos com os militares, os nossos permanecem na área e intervêm em defesa dos soldados quando esses são atacados por um bando de não-mortos, sobreviventes do bando de Omulù (anteriormente eliminado por Harlan na história dupla dos números 6 e 7), que habitam esses locais e oferecem proteção aos aldeões em troca da oferta voluntária e não letal de sangue.


O chefe da aldeia revela a Harlan o esconderijo do bando, tendo-o reconhecido como uma criatura mais forte que os homens pantera. Por sua vez, os vampiros de Omulù querem vingar o Mestre, que eles sabem que foi morto por Dampyr. Os nossos então se aliam aos homens de Brown, fornecendo-lhes balas tratadas, e entraram nas cavernas onde os vampiros estavam escondidos. A luta é sem trégua, mas logo os nossos descobrirão que os verdadeiros inimigos não são os não-mortos contra os quais estão lutando.

Uma história de aventura cheia de ação no coração da floresta africana, na qual há uma pitada de crítica social a exploração dos recursos dos países africanos por multinacionais ocidentais gananciosas e implacáveis. Nem sempre os amigos acabam por serem os que mais se parecem conosco e os nossos, depois de terem feito um "acordo com o diabo" indevidamente, percebem o seu erro tempo. Durante a história, Mignacco corta uma pequena cortina para mostrar o bom coração do nosso Emil, que defende as crianças contra um soldado autoritário.


Os desenhos de Lozzi são espetaculares, extremamente realistas, também graças ao amplo uso de sombreamento e nuances. O artista se preocupa muito com a representação dos personagens, como por exemplo, os reflexos e sombras na pele dos homens pantera. O claro escuro também é habilmente explorado para dar um forte senso de drama a algumas cenas. 


Publicado originariamente no blog: www.ilcatafalco.blogspot

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