terça-feira, 15 de novembro de 2022

 
Série: Dampyr 263
Episódio: O colar de Bhanghar
Textos: Stefano Piani
Desenhos: Simone Delladio
Capa: Enea Riboldi
Letrista: Omar Tuis
Páginas: 96 
Editora: Bonelli, 2-2022

 
 
Índia, 2018. Os dois amigos Rajiv e Harish decidem passar a noite na cidade abandonada de Bhanghar, aberta aos turistas apenas durante o dia e estritamente proibida à noite. Enquanto visitava as ruínas, Rajiv vê o fantasma de uma princesa e outros fantasmas em um ponto, enquanto Harish é enforcado. O menino consegue escapar e chega a uma delegacia, onde não acredita, também porque Harish reaparece são e salvo.
 

Hoje. Maud Nightingale está em Calcutá para uma conferência. Enquanto ela caminha pela rua com seu amigo Neel, ela é abordada por Harish, que pede que ela entregue o rasãyana para a princesa e não para aquela Uptal. Ao tocar sua mão, Maud tem uma visão de soldados empunhando cimatarras matando mulheres e crianças. Neel intervém para remover Harish e uma luta se inicia, na qual os agentes intervêm. O amigo de Maud acaba no hospital e Harish é morto.
Após contato, Harlan chega a Calcutá e relata suas descobertas a Maud: rasãyana é um composto alquímico que seria capaz de dar vida eterna. Na investigação, Maud e Harlan ficam sabendo da viagem a Bhangarh em que Harish se tornou outra pessoa, a ponto de esfaquear seu pai, e conseguem encontrar o rasãyana, que acaba sendo um colar com grandes poderes mágicos.
Harlan e Maud então chegam a Bhangarh, onde enfrentarão por uma lado Uptal, que quer o que acredita ter direito após a traição do ex-parceiro Harish, e por outro os espíritos dos habitantes, presos na cidade desde o século XVII, quando foram massacrados pelo Grande Mughal para punir a princesa Rani, culpa por não ter aceitado as ofertas amorosas do mago Singhia.


A história criada por Piani é uma história intensa, que lentamente mergulha em um passado sombrio de cortejar com golpes de magia e assassinatos impiedosos com o objetivo de vingança. É desejo do homem mover tudo pela posse de uma mulher, no caso de Singhia, pela vida eterna pelo Grande Mughal. Mas o episódio também é uma viagem a uma Índia lendária, feita de magia, lindas princesas e ruínas antigas, mas também caos, trânsito e restaurantes. Enfim, uma história envolvente e densa, com um ótimo ritmo e cheia de reviravoltas. 
Os desenhos de Delladio são, como sempre, limpos e precisos, com um cuidados estudo de perspectivas, como é evidente na arquitetura urbana, uma excelente representação das cenas dramáticas, como a do ataque de Rajiv ou o transe de Maud, e ataques envolventes de monstros e fantasmas. Os personagens são muito bem caracterizados, entre os quais o insidioso Samir remete ao traço do grande Sergio Toppi.


Publicado originariamente no blog: www.ilcatafalco.blogspot

Nenhum comentário: