domingo, 7 de agosto de 2022

 
Em nome do filho - Dampyr 266 (abril 2022) / Crítica
 
Por Paolo M.G. Maino
 
O ano dampyriano chega ao seu momento mais aguardado: a minissérie As Origens que será em 4 números a partir de de maio até o fim do verão.

Programada a seu tempo como acompanhamento quadrinístico para lançamento do filme Dampyr no cinema (quem sabe quando vamos  vê-lo!), a minissérie quer contar de novo sob vários pontos de vista o nascimento e crescimento de Harlan Draka e sua revelação como Dampyr.

EM NOME DO FILHO
Argumento e roteiro: Mauro Boselli
Desenhos: Luca Rossi e Stefano Andreucci
Capa: Enea Riboldi
 

Mas neste primeiro episódio Harlan aparece apenas nas páginas finais porque como em dois outros episódios (nº 27 e nº 241), o protagonista é Draka sênior.
 
O quadro narrativo é dado por três amigos que se encontram no bar! Brincadeiras à parte, a cervejaria Águia Verde no Bairro de Malà Strana é palco de encontro entre o amesha Caleb Lost, o bom diabo Nik e Draka pai.
 
Draka começa a contar a seus dois "companheiros de bebida" o que o levou a gerar um Dampyr.
 
A história começa exatamente no final da edição 241 - O cavaleiro de Rocaburna, quando Draka está em Praga no final da Guerra dos Trinta Anos. Testemunhamos o primeiro encontro com Caleb Lost e a promessa de que Caleb cuidaria do Dampyr se Draka o gerasse.
 
Mas contar o resto seria entrar no terreno traiçoeiro dos spoilers e então vou parar por aqui e passar ao comentário.
 

O roteiro é, mais uma vez, a demonstração do quanto Mauro Boselli ama os grandes afrescos históricos repletos de personagens que interagem entre si no tempo e no espaço. O material que Boselli tem a sua disposição é realmente muito amplo: a história com S maiúsculo (a Guerra dos Trinta Anos, a Segunda Guerra Mundial...) e a história dampyriana que já tem mais de vinte anos de estratificação e está repleta de personagens menores e maiores. Boselli recombina esses elementos com habilidade e coerência e, nesse contexto, ele nos oferece uma história que tem o drama dos romances de amor e morte do século XIX. Porque na verdade esta primeira edição de As Origens é a história de um homem que quer amar e que depois de perder a mulher que havia tomado seu coração (Fortunata), inesperadamente encontra outra depois de séculos (a mãe de Harlan) apenas para perdê-la de modo imprevisto. Belíssimas as páginas que nos contam o apaixonar-se de Draka: um ser milenar e potentíssimo que descobre algo novo que entra em seu coração. Terríveis são as páginas da descoberta da morte da amada (não é spoiler se você leu  as primeiras páginas do número 1 de Dampyr!), Pode-se sentir a dor de Draka pai.
 

Nos pincéis estão neste número dois desenhistas que conquistaram os corações dos leitores há mais de 20 anos: Luca Rossi que descreve o cenário ambientando em Praga (e me diga... Quem melhor que ele para descrever a mágica Praga sonhada por Boselli?) E Stefano Andreucci (arracado do Oeste para um retorno muito bem vindo). Também para os dois, podemos falar de uma continuação ideal do número comemorativo 241 que foi desenhado por Majo.
 
Cada página desta edição é paga ser admirada, mas quero destacar apenas dois elementos entre muitos: o nevoeiro de Praga desenhado por Luca Rossi e a esplêndida mãe de Harlan, que Andreucci nos presenteia em meio a cenas de ação e paisagens naturais e humanas que nos fazem entrar na história. 


Você pode ler a história sem conhecer nada sobre Dampyr? É um ponto de partida? Como já mostra a Página Oficial de Dampyr no Facebook (bem editada e para ser replicada no Instagram) existem alguns números que constituem um importante antecedente que se resume apenas parcialmente. Se eu tivesse que restringir tudo, eu diria os números 1 e 2 - O filho do diabo e os já citados 27 - Os lobisomens e o 241 - O cavaleiro de Rocaburna.
 
De qualquer forma, um leitor minimamente consciente pode gostar de ler mesmo sem conhecê-los e assim entrar no mundo de Dampyr com uma história que certamente permanecerá ao longo do tempo.
 
 
 
Crítica publicada no site: www.fumettiavventura.it 

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