Dampyr #268: O horror da guerra
David Padovani
Continua a viagem pelo passado de Dampyr, que o próprio Harlan conta em uma mesa, tomando uma cerveja, acompanhado de Nikolaus, Caleb Lost e seu Draka.
Mauro Boselli retoma a narrativa a partir do ponto em que foi interrompida no álbum anterior, continuando com a reinterpretação do que foi a aventura de estréia da série, enriquecendo o primeiro encontro entre Harlan, Kurjak e Tesla com detalhes inéditos, divergindo por vezes ligeiramente da história de mais de duas décadas atrás, para tornar a leitura dos entusiastas de longa data menos monótona.
A primeira parte do álbum, desenhada por Maurizio Dotti é a que vai aprofundar os primeiros momentos do conhecimento entre o herói e seus novos companheiros e é também a que mostra, desde o início da saga, algumas questões críticas tanto do ponto de vista narrativo - com o enredo que às vezes tende a esgarçar - quanto do ponto de vista gráfico, onde o traço de Dotti em alguns desenhos é muito rígido na construção e pose dos personagens.
Todavia a segunda metade resgata em grande parte pos pequenos tropeços da parte que a precede. Boselli, ao contrário do que fez em 2000, pode agora citar explicitamente os locais de ação e referir-se à sangrenta guerra da ex-Iugoslávia no coração da Europa, um conflito ignorado por muitos, e ainda mais neste 2022 (exceto casos raros), um confronto étnico local. Chamando lugares e partes envolvidas com seus nomes próprios, o roteirista coloca a ação em um contexto realista e coloca Harlan e seus parceiros diante daqueles horrores da guerra perpetrados impunemente contra a população mais fraca,há duas décadas nos Balcãs como hoje na Ucrânia.
Nicola Genzianela, com seu estilo cheio de pontilhados embutidos e jogo de sombras, mas mais seco do que o habitual, coloca em imagens, sequências desesperadas, violentas e tensas, levando os leitores a cenários e situações sem saída aparente, infelizmente muito semelhantes às que estamos presenciando impotentes na grande rede e na TV hoje.
Originariamente publicado no site: www.lospaziobianco.it
Nenhum comentário:
Postar um comentário