terça-feira, 16 de agosto de 2016


Dampyr 197 - A Vingança de Severa (Boselli, Mangiantini)

Escrita por David Padovani

Com "A Vingança de Severa" Mauro Boselli fecha esta enésima incursão dampyriana no "assunto Britânia", mas os dois próximos números da coleção serão de qualquer forma ambientados na Inglaterra, antes do esperado número 200.
Nesta segunda parte da aventura dupla, o autor milanês seguindo o fio condutor das ações do Dampyr Taliesin, nos narra as famosas aventuras do Rei Arthur e de seus cavaleiros da Távola Redonda. O faz, mergulhando aquelas histórias épicas na realidade histórica - embora contaminada pela ficção - e apresentando personagens com nomes como Artos, Llenleawg e Gwenyfahr, ao invés de Arthur, Lancelot e Guinevere, A padronização da matéria por parte do escritor é notável e nos reflete uma história que arrisca às ações da coleção com elementos que rimam com as óperas dos cantores do mito Arthuriano. 
A prosa de Boselli, sempre rica e encorpada, é épica e por vezes redundantes. As palavras desentoam quando pronunciadas pelos personagens míticos e folclóricos; e nas sequências com o protagonista Harlan ambientadas no presente narrativos, no entanto pesadas e didáticas.
Marcelo Mangiantini, desenhista zagoriano, nos presenteia com páginas com uma perfeição canônica, destacando-se as numerosas cenas de batalhas, bem como, a qualidade dos primeiros planos dos numerosos personagens femininos.



Crítica publicada originariamente no site: www.lospaziobianco.it

Nenhum comentário: