sexta-feira, 29 de março de 2024

 
Dampyr 287 - Os excluídos dos Pirineus
Uma trama demoníaco leva Harlan e Kurjak ao inferno dos excluídos dos Agotes
 
 
Retorna às páginas de Dampyr, a dupla hispânica Giovanni Di Gregorio e Claudio Stassi para a sua terceira aventura ambientada na Espanha.
 
Depois de Dampyr 175 O carrasco negro - ambientado em Barcelona - e Dampyr 175 Costa da morte - que se passa na costa da Galícia - é a vez dos Pirineus Bascos acolherem este terceiro capítulo que os dois autores dedicam à Espanha.
 
Quem esperava encontrar pela primeira vez um Mestre da Noite espanhol ficará desapontado: como nas obras anteriores, na verdade, quem orquestrará tudo será o demônio Nethunshiel que retorna (mesmo que apenas no final) com seu agora o rosto clássico de Boris Karloff para atentar em vão contra nossos heróis.
 
  
Se excluirmos, portanto, a necessidade de dar um sentido de continuidade entre esta aventura e as anteriores (mas também um sentido de continuidade genérica com o título), o que resta é uma história bem pensada com fortes conotações de terror que investiga e descreve com grande paixão um aspecto pouco conhecido das história basca. 

Para isso, desta vez, Di Gregorio consegue mesclar bem a parte histórica com o dinamismo útil para interessar e cativar o leitor. A história e o sofrimento (sempre, não só nesta história) pelo que passou o povo Cagots, embora menos conhecido que os demais temas já abordados nestas páginas pelo autor, é envolvente e bem contado, sem excessos didáticos que poderiam ter penalizado o ritmo da história.

A aura de mistério que permeia a história também é bem pensada e permite que nossos heróis entrem em cena sem quaisquer maneirismos e, mesmo sem vampiros, façam malabarismos interessantes com habilidade.

Di Gregorio confirma - mais uma vez - seu indubitável talento como narrador, Stassi não é diferente, com uma atuação eficaz que se exalta nos campos escuros e profundos da noite e nos olhares intensos e marcados dos personagens, apesar de sacrificar "algo" nas cenas mais sangrentas.



Publicado originariamente no site www.magazineubcfumetti.com

Nenhum comentário: