Diva Mortal - Dampyr 285 (janeiro/2024) / crítica
Por Paolo M.G. Maino
Claudio Falco gosta que seus personagens subam aos palcos e depois de nos ter deliciado com uma Ópera mortal no Dampyr 261 (numa história partilhada com Boselli), apresenta-nos agora uma Diva mortal do filme de propaganda nazista. Uma diva que, para preservar para sempre sua beleza, fez um pacto com um mal sombrio; um mestre da noite, obviamente, mas quem?
Para finalizar a introdução, gostaria de acrescentar que Falco também teve a honra de abrir o ano Dampyriano de 2023 com Os descendentes de Rothgar e sempre na companhia de Andrea Del Campo como desenhista. Um acaso? Existe algum acaso na série Dampyr pensando naquele terrível mestre da noite que atende pelo nome de Mauro Boselli e seu digno e igualmente letal assistente Giorgio Giusfredi? Aqui, tudo isso deveria ter (e sublinho deveria ter) me feito conjecturar algo... mas não aconteceu imediatamente e o resultado foi um belo efeito de reviravolta na história (certamente não comparável ao do recente especial Ghost Watch), mas eficaz e saboroso.
Diva mortal - Dampyr 285
História e Roteiro: Claudio Falco
Desenhos: Andrea Del Campo
Capa: Enea Riboldi
A história pode ser facilmente resumida: Gabi Hedberg, diva icônica do cinema de propaganda nazista alemão, desaparece de cena aos 36 anos e agora no presente um pesquisador universitário que estuda a biografia de Hedberg desapareceu misteriosamente.
Nossos três heróis, guiados por Caleb Lost, vão até Baden Baden seguir essa trilha e tentar entender se Gabi é uma não-morta ainda em circulação e sobretudo quem é o mestre da noite que a criou.
Adicionar mais é soltar spoiler, mas se você leu, certamente terá apreciado os desvios presentes no texto e a revelação antes da batalha final (que tem uma duração nada trivial e coloca Harlan, Kurjak e Tesla em dificuldades).
Como de costume, o contexto histórico é muito detalhado e a maldade louca e sangrenta dos não-mortos e dos mestres da noite se funde com a maldade do homem em sua banalidade e desumanidade.
Não uma história de Natal (como foi a Escola entre os fiordes, no fim de 2022), mas uma história que, além de nos proporcionar um saudável terror de ação, nos faz refletir sobre as ideologias que muitas vezes se escondem em desejos não naturais como o da eterna juventude isso leva a pactos mefistofélicos com o diabo.
Andrea Del Campo continua a oferecer seus excelentes e sólidos desenhos em Dampyr. A caracterização de Gabi Hedberg (você pode conferir nas duas páginas acima) mostra todo o estudo para as divas do cinema alemão dos anos 20 e 30. As locações são sempre ricas em detalhes que dão profundidade realista (a vila de Hedberg em Baden Baden com sabor Art Nouveau, o hotel onde Harlan e companhia se hospedam, a pousada que hospeda o pesquisador Hans...) e também alguns outros toques de classe como o pôster do filme de Wenders The Sky Over Berlin (de quem foi ideia de Falco ou de Del Campo?).
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