domingo, 1 de outubro de 2023

 
O mistério da Ilha de Jersey (julho 2023) / crítica
 
Por Paolo M.G. Maino
 
Existem histórias autoconclusivas de Dampyr que rapidamente se tornam jóias da série. Aparentemente desvinculadas da continuidade e talvez até parcialmente livres por isso, conseguem percorrer os caminhos perturbadores do horror que obviamente tem muitas nuances diferentes. 
 
Em particular, de vez em quando nosso Caçador de vampiros favorito se vê vivenciando aventuras que remetem ao terror gótico e que também têm parte do cenário crepuscular e decadente do Século XIX. 
 
Esta categoria incluí O mistério da Ilha de Jersey, Dampyr 280, escrito por Stefano Piani e desenhado por Vanessa Belardo.
 
 
O MISTÉRIO DA ILHA DE JERSEY - DAMPYR 280
Argumento e roteiro: Stefano Piani
Desenhos: Vanessa Belardo
Capa: Enea Riboldi
 
A história inspira-se, como muitas vezes acontece, num fato real, que nos é apresentado no editorial de abertura: o confinamento a partir de 1851 na Ilha de Jersey do já famoso escritor Victor Hugo, vítima do regime imperial de Napoleão Bonaparte. De fato, sabe-se que nesse período Hugo se dedicou a muitas sessões espíritas, com Leopoldina, sua filha falecida prematuramente. 

Uma história que mostra também a natural e compreensível fragilidade do intelectual francês e que o torna - se possível - ainda mais humano e próximo de nós. 


Sobre esse acontecimento real, Stefano Piani com notável cuidado nos oferece uma história que permanece em equilíbrio até a sua conclusão. Uma história de almas sofredoras (Hugo, Léopoldine, Adèle ou outra filha, uma menina que morreu tragicamente 4 séculos antes...) e obviamente, como um bom filme de terror digno de respeito, uma história de um mal que se revela e quer atrair para si homens e mulheres que ele conhece... Acrescento como nota adicional ligada à complexa serialidade de Dampyr que Victor Hugo é apenas o enésimo escritor a se tornar o co-protagonista de uma história de Harlan e companhia (a lista é muito longa: Lovecraft, Pessoa, Howard, Bierce... para citar apenas quatro e sem contar como todos os autores de Praga que frequentemente encontramos como espectros na taverna Águia Verde de Nikolaus).

Por fim, como poder ver logo na capa, O mistério da Ilha de Jersey é também uma história de fantasmas completa e em total conformidade com os cânones do dampyrianismo, isso significa que veremos a médium Maud em ação, que em pelo menos uma vez por ano retorna às histórias com Harlan (na verdade, nós a vimos em ação mais recentemente nos números 271-272 da história Os espectros de Youghall também ambientados na costa marítima...).


Passado e presente se alternam no entrelaçamento de Piani para que cada pista do passado encontre confirmação em outro elemento do presente. O mistério do Século XIX duplica-se com os mistérios do presente e a solução final (que vem com uma boa taxa de surpresa, mesmo que obviamente houvesse algumas pistas) resolve então todas as tramas em aberto numa composição circular bem pensada Como já escrito, Piani é muito bom aqui em nos fazer entrar na pele dos personagens e em particular em nos fazer sentir a queda na loucura de alguns deles e a luta para que outros não caiam nela e obviamente nos enganem.

Vanessa Belardo coloca todo o seu claro-escuro e toda a sua capacidade de mergulhar no rosto dos personagens a serviço dessa profundidade psicológica, e então ela é verdadeiramente hábil em despertar aquele mal-estar que esperamos ao ler uma história de fantasmas. As aparições da senhora branca e da senhora negra são presenças fantasmagóricas lívidas da primeira parte, enquanto no final a desenhista gosta de recorrer aos respingos e ao terror Lovecraftiano, Finalmente, todas as reconstruções dos cenários do Século XIX, desde as roupas às casas, são excelentes.



Agora esperamos o número 281 onde teremos muitos retornos: a Itália entre Veneza e Nápoles e o Conde Saint-Germain, Simone Delladio nos desenhos e sobretudo Mauro Boselli nos textos (não o faz desde o nº 273... bem 8 números, um recorde!).



Crítica publicada no site: www.fumettiavventura.it    

Nenhum comentário: