Série: Dampyr 276
Episódio: O crepúsculo dos deuses
Textos: Nicola Venanzetti
Desenhos: Arturo Lozzi
Capa: Enea Riboldi
Letrista: Omar Tuis
Páginas: 96
Editora: Bonelli, 03-2023
Stalheim Hotel, Noruega. Harlan e Kurjak estão com seu amigo Starkad (que vimos pela primeira vez no Dampyr 203), que tem visto aparições há algum tempo. Mas estas, mais do que fantasmas, são cenas do passado em que ele se vê imerso, aparecendo no Stalheim e em outros hotéis, outrora todas as clínicas Lebenshorn. Nessas estruturas a Ordem do Sol Negro da SS implementou um programa de eugenia para aumentar o nascimento de arianos, em particular de seres humanos dotados de poderes excepcionais para serem usados para fins bélicos. Starkad nasceu em um desses centros, o Godthaab, e foi criado com outros meninos na crença de que eles era a reencarnação dos heróis e deuses vikings.
Depois da enésima visão de Starkad, descobrimos que para evocar essas cenas do passado está outra dos "filhos do Sol Negro", Helsa, que colabora com o sombrio Sven da Balder Genetics em um plano para capturar Starkad. Logo, porém, Helsa revela suas verdadeiras intenções: libertar seu irmão Siegfried mantido prisioneiro pela Balder Genetics, a cobaia dos experimentos da Dra. Larsen, a quem Helsa havia recorrido para curar sua infertilidade. É precisamente Larsen, desapontada com os resultados dos testes em Siegfried, que quer Starkad como uma nova cobaia para realizar sua pesquisa genética em indivíduos nascidos nas clínicas Lebensborn.
A história de Venanzetti desenvolve-se em torno da história dos filhos do Sol Negro, seres humanos não somente de frutos de experiências de laboratório, mas sobretudo vítimas de uma doutrinação que manipulou a sua identidade, destinando-os a uma existência de solidão vedada a qualquer forma de integração e normalidade.
Os desenhos de Lozzi são esplêndidos, cheios de atmosfera, de um realismo preciso fotograficamente e expressivos na representação dos rostos dos personagens, todos muito bem caracterizados. A cena de Starkad vendo fantasmas é embelezada com iluminação cinematográfica, o que aumenta o drama.
Publicado originariamente no blog: www.ilcatafalco.blogspot.it
Nenhum comentário:
Postar um comentário