Série: Dampyr 274
Episódio: Os descendentes de Rothgar
Textos: Claudio Falco
Desenhos: Andrea del Campo
Capa: Enea Riboldi
Letrista: Omar Tuis
Páginas: 96
Editora: Bonelli, 01-2023
Harlan recebe um telefone de Malena Manzi, uma jovem corajosa que conheceu quando cruzou seu caminho com o Mestre da Noite conhecido como Condor (Dampyr 67). Agora Malena é advogada em Buenos Aires e se dedica à causa das "Mães da Praça de Maio", uma associação que busca localizar os desaparecidos e devolve-los às suas famílias. Malena contatou Harlan para pedir sua ajuda, pois alguns dias antes uma senhora da Associação das "Mães da Praça de Maio" viu o capitão Pietro no ponto de encontro da barra de los combatientes, uma gangue de criminosos. Pietro era um oficial do exército, um torturador em nome da ditadura, que manteve a aparência de quarenta anos atrás, embora tenha morrido oficialmente em 1983.
No dia seguinte, Malena vai ao Ministério da Defesa consultar a ficha de Pietro. Isso chama a atenção e à noite, a advogada recebe a visita de dois capangas do capitão. Felizmente para ela, Harlan e Kurjak chegam ao mesmo tempo e colocam os dois criminosos em fuga. Nosso pessoal decide não ficar de braços cruzados e dá o primeiro passo. Procurando o refúgio de Pietro, na verdade, um não morto transformado em seu tempo por Condor, eles se encontrarão assim, no rastro de Rothgar, um Mestre da noite dedicado desde o período nazista a experimentos impiedosos com mulheres grávidas, com quem ele tem tentado há décadas criar uma "raça superior".
Falco cria uma história entre aventura e policial, colocando nossos heróis em um contexto de horrores reais, resquícios da ditadura argentina. O vião nazista e criador de monstros nos lembra Von Reichter do Cybersix de Trillo e Meglia, mas é portador de temáticas e inteções completamente diferentes, desenvolvidas num contexto urbano de violência odiosa. A estes junta-se o tema do monstro que, visto por todos como uma ameaça, é apenas mais uma vítima do verdadeiro carrasco. E entendê-lo como em alguns aspectos semelhantes a ele, é única e exclusivamente Harlan.
Os desenhos de Del Campo são muito claros e precisos, dando especial atenção aos elementos arquitetônicos, muitas vezes usados para aproximar a ação, mas que conseguem dar expressão até a um monstro hediondo. O uso cuidadoso das sombras dá profundidade às cenas, que são realistas e ricas em detalhes.
Publicado originariamente no blog: www.ilcatafalco.blogspot.it
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