domingo, 8 de janeiro de 2023

 
Série: Dampyr 267
Episódio: Retorno a Yorvolak
Textos: Mauro Boselli
Desenhos: Luca Rossi, Majo, Maurizio Dotti
Capa: Enea Riboldi
Letrista: Omar Tuis
Páginas: 96 
Editora: Bonelli, 6-2022
 
 
 
Draka continua sua história sobre a juventude de seu filho. Tendo descoberto a existência do Dampyr, o infernal Nergal implementou um plano para trazê-lo para o seu lado, vampirizando seu conterrâneo Rade. Por ordem de Nergal, o rapaz sequestrou Stana, namorada de Harlan, que o encontrou em um moinho e o matou graças a seu sangue, mas poupou Ivo, cúmplice do sequestro. Stana, por sua vez, foi salva graças à proteção das três Guardiãs. 
 
 
Agora Harlan também chega à Cervejaria Águia Verde, que continua a história com sua voz. Separado de Stana e deixou suas tias aos vinte anos, Harlan, mudou-se para Londres, continuando a sonhar com o pai e a terra dos Mestres. Naqueles anos, porém, ele não aceitava sua natureza e tentava ignorar as mensagens de Draka, aproveitando a vida na agitada Londres dos anos Sessenta. 
Lord Marsden, sentindo sua presença na cidade, encerrou a aparição de vampiros no cemitério de Highte para atraí-lo, mas o plano frustado por Draka. Devido às maquinações de seu pai, Harlan se viu sozinho novamente e começou a viajar, visitando o México e a Austrália, e voltando para sua aldeia natal na Bósnia no final dos anos Oitenta. 
Na aldeia foi abordado por um menino, um garoto de treze anos, Yuri, que sabia tudo sobre ele e que queria ser seu "gerente" em um negócio fraudulento de Dampyr: eles teriam que enfrentar uma infestação de vampiros nas aldeias vizinhas.


Por um certo tempo tudo correu bem, até que os soldados do Exército Republicano, liderados pelo comandante Emil Kurjak, levaram à força os dois caçadores de vampiros ao vilarejo de Yorvolak, infestado por vampiros de verdade. Foi então que suas vidas mudaram para sempre. 
O fulcro dessa segunda parte da saga parece ser a esperada decisão de Harlan sobre o caminho a seguir: ele escolheria a luz ou a escuridão? O tema da tentação não se desenvolve apenas no conflito interior do Dampyr, mas também na sugestiva figura dos Nafdim, a serviço de Nergal, que sussuram ideias maléficas aos ouvidos dos seres humanos, tentando conquistá-los para o mal. Por sua vez, quando jovem, Harlan estava tentando aproveitar a vida, entre mulheres bonitas, álcool e cigarros: inicialmente ele era recalcitrante e longe de se tornar um herói. Outro elemento importante da história é o papel de Draka na vida de Harlan, um pai atencioso, se não atencioso, que, no entanto, respeita o pacto feito com as Guardiãs.


Neste álbum as páginas são assinadas por três desenhistas históricos de Dampyr: Luca Rossi, com seu estilo um tanto estilizado e anguloso, sempre cheio de atmosfera; Majo, autor de rostos inesquecíveis tanto pelas expressões dos personagens quanto pelo olhar perturbador dos vampiros; e Dotti, aqui em seu bem vindo retorno às páginas de Dampyr, com páginas detalhadas, personagens em poses tensas, sombras espreitando rostos nos momentos mais dramáticos. A sequência em que os morcegos desenham o rosto de Gorka à distância é espetacular, para se separarem em milhares de corpos voadores sedentos de sangue quando se aproximam de suas vítimas.
Todos esses elementos fazem de Retorno a Yorvolak um novo marco na saga de Dampyr.
 
 
 
Publicado originariamente no blog: www.ilcatafalco.blogspot.it

Nenhum comentário: