terça-feira, 29 de junho de 2021

 
A terrível lenda do "demônio do inferno das mil picadas", torna-se realidade em Brigton, Inglaterra, a caçadora de fantasmas Maud Nightingale e seu amigo Utterson, adquiriram um objeto em um leilão de objetos antigos. Capturados no meio de vespas assassinas e impiedosos gangsters chineses, eles podem apenas esperar ajuda de Dampyr...
O senhor das vespas (Maxidampyr 1 - História de Diego Cajelli com desenhos de Maurizio Dotti)

domingo, 27 de junho de 2021

 
Após um jornalista russo ser resgatado pelos Evenk, povo nômade que cria renas na Sibéria, e mandado para o hospital, onde delirando, disse ter sido atacado por vampiros, Caleb Lost não tem dúvidas e, manda o trio de caçadores de vampiros para lá.
Na sequência abaixo, após usar jovens Evenks como isca, o trio elimina soldados cosacos, que na verdade, são não-mortos de Zarema, a bela Mestra da noite, que tem por objetivo eliminar Harlan Draka de qualquer jeito.
Ela entra em contato através de seu não-morto, e o plano dela é atrair Dampyr para uma estação de petróleo instalada na região e explodir tudo, inclusive nosso herói!
Desenhos soberbos de Mauro Laurenti!
Dampyr 156 - Sibéria (História de Diego Cajelli com desenhos de Mauro Laurenti)

sexta-feira, 25 de junho de 2021

quarta-feira, 23 de junho de 2021

 
DAMPYR 249
Anos trinta. Entre as ruínas da Torre Sukharev, em Moscou, foi encontrado um livro misterioso que cai nas mãos de Lavrenty Beria, cruel chefe do serviço secreto. Mas também Vassago e Saint-Germain querem aquele livro... Harlan deverá decifrar um enigma do passado, ligado ao desaparecimento de muitas mulheres, entre elas a amada de Saint-Germain...
 
Dampyr 249 - A casa à beira do rio (História de Stefano Pianni com desenhos de Giorgio Giusfredi).

segunda-feira, 21 de junho de 2021

 
Sexto número do ano e sexto autor diferente (em julho retorna Boselli, mas em agosto será Giusfredi e então chegaremos a 7 autores diferentes em 8 meses... mas a unidade narrativa de Dampyr continua forte, seguramente graças ao excelente trabalho editorial dos curadores Boselli e Giusfredi). A vez é Luigi Mignacco que sempre junto com os desenhos de Dario Viotti volta a nos contar de Huracan, o Mestre da noite das Antilhas, que de Cuba tenta restabelecer seu reino do mal no devastado Haiti.
Mas vamos por ordem.

HAITI - Dampyr nº 255
Argumento e roteiro: Luigi Mignacco
Desenhos: Dario Viotti
Capa: Enea Riboldi
 
Vou apresentar alguns antecedentes e algumas idéias básicas, mas depois gostaria de comentar apenas alguns aspectos para não prejudicar o gosto pela leitura. 
 
Na criminalidade do instável Haiti, o mais pobre e mais abandonado das Antilhas, Zambou Doc, o líder dos Tonton Macoutes, parece ter aumentado seu poder e também governa com mão de ferro.
 
A atrair a atenção de Harlan dois detalhes: um sonho inspirador com seu pai Draka (cena belíssima) e a presença de uma velha conhecida, ou seja, a mambo Marceline, que conhecemos em uma história bela nos números 9394.
Daqui em diante é ação, ação, ação sem frescuras e sem discursos inúteis. O que acontece, você descobrirá lendo, mesmo que o típico clichê de um confronto com os Mestres da noite seja respeitado (e repetido), embora com algumas variações (com a cooperação de Julie).

Um bom número, que usa um roteiro sólido de Mignacco que imediatamente pensou na história Cuba livre / Haiti, como se fossem uma história, simplesmente expandida ao longo do tempo, afinal, Mignacco e Viotti já assinaram na página 45 e a indicação é clara: 2018, ano da publicação de Cuba livre. Se lida com um díptico (e convido-o a fazê-lo) a história torna-se ainda mais divertida e funciona ainda melhor (como a dupla em tempos prolongados como a da Mestre da noite Ah-Toy criada por Claudio Falco).

Além do fato de as duas histórias terem sido desenhadas pro Viotti, o que confere uma unidade praticamente perfeita.
Então, vou falar sobre os desenhos que são realmente admiráveis. Eu já tinha gostado da linha clara e precisa de Viotti em sua estréia dampyriana entre as coisas da Bretanha, ele me convenceu no primeiro confronto com Huracan, mas agora há peças de habilidade importante, como as duplas splash pages, nas páginas 16-17 e 40-41 ou a batalha final. Mas tudo funciona nos lápis e tintas de Viotti, do cenário à ação, dos rostos dos personagens (todos eles!) às sombras (linha clara não significa ausência de escuridão, hein!!!).

100% satisfeito? Digamos que 99%, mas apenas porque o final me parece fechar de uma forma repentina (vamos ser claro e não inconsistentes), só que de vez em quando gostaríamos de um bom Mestre da noite que pudesse competir com Marsden ou melhor ainda, com Vathek pela duração ao longo do tempo.


 
Publicado originariamente no blog: www.fumettiavventura.it

sábado, 19 de junho de 2021

 
EMIL KURJAK!
Por Alessandro Scibilia.

quinta-feira, 17 de junho de 2021

 
TESLA!
Por Daniele Statella.
 

terça-feira, 15 de junho de 2021

 
TESLA & HARLAN
Por Silvia Califano.
 

domingo, 13 de junho de 2021

 
OS CAÇADORES DE VAMPIROS!
Por Fabiano Ambu.
 
  

sexta-feira, 11 de junho de 2021

 
Para Ann Jurging voltar a escola de dança de Helena Morkov! Na sequência abaixo, ela volta, mas acompanhada de Harlan Draka.
Dampyr 236 - A amiga mortal (História de Giorgio Giusfredi com desenhos de Alessio Fortunato).

quarta-feira, 9 de junho de 2021

 
Um quadrinho de uma página do Dampyr color 1, que irá para as bancas italianas em julho. Desenho de Alessandro Scibilia.
 

segunda-feira, 7 de junho de 2021

 
DAMPYR 248

Sob a lua cheia, um grito lacerante ecoa nos becos de Matera. Quem está agindo na escuridão? Um serial Killer? Um lobisomem? Um vampiro? Ou talvez uma aberração saída de uma velha história de fenômenos anormais? Enquanto Harlan, Tesla e Kurjak entram em campo para investigar, Stuart Morrison, que está na Itália numa turnê com sua banda, sonha com seu velho Duncan, já falecido e seu pai, o Príncipe Ayldon dos Shee...  
Dampyr 248 - O lobisomem de Matera (História de Giorgio Giusfredi com desenhos de Alessio Fortunato)

sábado, 5 de junho de 2021

 
Página do Dampyr de maio! A maldição de Whitby - História de Diego Cajelli com desenhos de Claudio Stassi. 

quinta-feira, 3 de junho de 2021

  
O retorno do Mestre da tempestade!

Dampyr 255
Nas bancas italianas: 03/06/2021
História: Luigi Mignacco
Roteiro: Luigi Mignacco
Desenhos: Dario Viotti
Capa: Enea Riboldi
 
Nos tempos dos piratas, quando o capitão Rocheburne, aliás Draka, reconquistou Tortuga para os irmãos da Costa, um outro terrível supervampiro velejava ao largo da Ilha de Hispaniola... Hoje a jovem mambo Erlizí descobre que retorno ao Haiti, o potente Loa dos furacões e que os terríveis Tonton Macoutes são não-mortos a seu serviço... Harlan, Tesla e Kurjak desembarcam na ilha do vodu para o acerto de contas!


Matéria publicada originariamente no site: www.sergiobonellieditore.it