quarta-feira, 31 de março de 2021

 
Dampyr #252 - A Rainha da Babilônia (Boselli, Longo)
 
Por David Padovani

Sempre que Mauro Boselli retorna aos roteiros de sua criatura Dampyr, ele o faz para dar continuidade ao trabalho de continuidade cada vez mais complexo que gira em torno da série. Desta vez, ele fixa no papel mais uma importante peça dessa epopéia em quadrinhos que já chega a mais de vinte anos de histórias, enriquecendo-se progressivamente com nuances relacionadas à mitologia, ao folclore e aos acontecimentos históricos.
Apesar da ordem narrativa se tornar cada vez mais complicada e em camadas, é impressionante como o "centro continua a se manter", isto é, como o roteirista milanês tem firmemente em mente os vários fios que história após história, adicionou ao enredo horizontal da série e quanto forte é a coerência interna que permite que você se lembre de eventos e personagens passados e os conecte a novas histórias.
Nesta aventura Boselli completa um dos caminhos narrativos fundamentais de Dampyr, o confronto com seu inimigo Nergal, relembrando personagens e eventos de várias histórias anteriores. Se a necessidade de clareza peca em alguns momentos, a parte final do registro que eleva progressivamente o ritmo e desvenda surpresas página a página, e, fecha de maneira eficaz a saga do duque infernal, enquanto abre futuros cenários a serem explorados.
A marca de Fabrizio Longo, rico em fundos pretos que dão corpo aos quadrinhos, é o mais adaptado para se mover entre as atmosferas infernais, noites e ambientes escuros, enchendo as páginas de detalhes sem renunciar ao dinamismo dos enquadramentos mesmo nas sequências com mais diálogos.


Falamos de:
Dampyr #252 - A Rainha da Babilônia
Mauro Boselli, Fabrizio Longo
Sergio Bonelli Editore, março/2021
96 páginas, a cores, 3,90



Publicado originariamente no site: www.lospaziobianco.it

Nenhum comentário: