quinta-feira, 26 de março de 2020


Dampyr #240 - Possessão (Piani, Belardo)

por Michele Garofoli



Aventura autoconclusiva para Harlan Draka no #240 da série regular, dessa vez ambientado na Ucrânia, que o leva a investigar uma série de suicídios e fatos misteriosos que parecem relacionados à bela e misteriosa Jadwiga.
Inspirando-se nos escritos do pouco conhecido Stefan Grabinski, também conhecido como o "Poe polonês", o autor do episódio, Stefano Piani nos mostra uma caçada frenética e violenta pelo "monstro", como ritmo acelerado, bem sucedida e com pouco tempo "de sossego", se não aqueles confiados aos flashbacks que nos contam o passado de Jadwiga.
É precisamente a figura e a perfeita caracterização da fascinante vampira da dor, parasita das emoções, que dá o título do álbum; seus hábitos, suas origens e sua maldição, se tornam o ponto nevrálgico no qual a história se desenvolve. Piani nos dá um personagem atormentado, escravo das suas compulsões sexuais que ecoam por todo episódio, nascido de uma dor insuportável que atrai criaturas inomináveis. Criaturas que talvez precisassem de maior espaço para explicações de onde surgiram e seus objetivos em detalhes, que permanecem bastante ambíguos.
Nos desenhos reencontramos Vanessa Belardo, desenhista siciliana autora de um bom trabalho (apesar da dificuldade com a face de Harlan, aqui talvez pouco homogêneo e muito jovem) que apresenta uma série de páginas de impostações clássicas, delineadas por um trato limpo, sempre muito legível, eficaz no representar as atmosferas reais quanto aquelas oníricas, estas últimas com alucinações provocadas pela mordida sexual transmitida por Jadwiga ao morder suas presas. Notável e centrada a capa de Enea Riboldi.

Falamos de:
Dampyr #240 - Possessão
Stefano Piani,Vanessa Belardo
Sergio Bonelli Editore, março/2020
96 páginas, em preto & branco, 3,90 euro 


Publicada originariamente no site: www.lospaziobianco.it

Nenhum comentário: