sexta-feira, 21 de novembro de 2025

 
Um olhar que congela o sangue nas veias... Quem é o misterioso indivíduo que sequestrou o navio do Capitão Cruikshank? Quem é... o antigo marinheiro? 
 

Dampyr 308 - O antigo Marinheiro (história de Gianmaria Contro com desenhos de Max Avogadro)

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

 
Dampyr e as bruxas da noite
 
 Eccher e Delladio propõem uma variação interessante ao clássico cânone vampírico da série.
 
As Bruxas da Noite eram um regimento de aviação russo composto exclusivamente por mulheres durante a Segunda Guerra Mundial, especializado em bombardeios noturnos atrás das linhas inimigas alemãs. Os leitores de quadrinhos provavelmente se lembrarão delas como as protagonistas do primeiro volume da série Battlefields, de Garth Ennis. 
 
Partindo desse episódio histórico, Giovanni Eccher, um autor que apareceu muito esporadicamente na série até agora, cria uma aventura ambientada, como nas últimas edições, em um teatro de guerra (o conflito “esquecido” no Sudão, também visto recentemente em Dampyr #298 e #299), que marca o retorno de Arno Lotsari e do Medical Team à cena.
 
Eccher cria uma variação interessante no esquema clássico da série, apresentando duas vampiras que se voltaram para o lado do bem, depois que seu Mestre Vurdalak foi eliminado pela equipe de Harlan (veja Dampyr #4), e que formam uma aliança incomum com nossos heróis.
 
A história tem um tom estritamente aventureiro, com um toque de lirismo nos flashbacks dedicados ao passado das duas vampiras, ilustrados por Simone Delladio com uma gravura em meia tinta bem escolhida, e uma frieza eficaz nos diálogos entre os protagonistas. 
 
Alguns detalhes estão dispersos ao longo da narrativa, talvez parte de uma trama macro futura ainda a ser revelada, orquestrada pelo novo editor Gianmaria Contro, que aparece como coautor do álbum.
 
A história é é desenhada de maneira sugestiva por Simone Delladio, que conduz as cenas de batalha e os segmentos ambientados no passado com facilidade e segurança, oferecendo também convincentes closes do protagonista. 
 
Por Mauro Mihich 
 
Falamos de:
Dampyr #306 - Asas da noite 
Giovanni Eccher, Gianmaria Contro, Simone Delladio 
Sergio Bonelli Editore, setembro/2025
80 páginas, 4,90 € cada
 

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

 
Nas edições 126 e 127, Dampyr é vítima de Varkendal, colecionador de sonhos. Seu desejo é vir habitar na terra. Ele se apoderou do espelho negro, que o permitiu fugir da Dimensão Negra e fez Harlan sofrer um bocado. Abaixo, Harlan está numa Nova York de 1850, transformado em vampiro, sem memória, sabe apenas seu nome. É capturado, e passa a ser a principal atração do circo de Phineas Taylor Barnum. 
Dampyr 127 - American Museu (história de Mauro Boselli com desenhos de Nicola Genzianella) 

sábado, 15 de novembro de 2025

 
Fonte: internet
 
Página de Max Avogrado para o Dampyr 308 - O antigo marinheiro 

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

 
Dampyr 91 - Os caçadores de sonhos (história de Mauro Boselli com desenhos de Nicola Genzianella).

terça-feira, 11 de novembro de 2025

 
Dampyr 308
O antigo Marinheiro
De Gianmaria Contro com desenhos de Max Avogadro 

domingo, 9 de novembro de 2025

 
BIRMÂNIA: ALVO DO DAMPYR 
 
Após duas edições (Dampyr 302 e Dampyr 303), escritas pelo novo editor Gianmaria Contro, que pareciam marcar uma descontinuidade parcial em relação ao cânone da série, com o díptico das edições 304 e 305 retornamos à “normalidade”, ou seja, aos leitmotivs vampíricos mais clássicos da série, com uma história presumivelmente criada antes da edição 300, na qual Mauro Boselli fez uma limpeza geral, ou quase, da linhagem dos Mestres da Noite.
 
 
Esta é uma história de ação vigorosa e convincente, orquestrada pelo veterano Claudio Falco, baseada em uma história inicial do estreante Paolo M.G. Maino, ambientada na atual Myanmar (antiga Birmânia), devastada pela guerra civil, com referências históricas que vão de Genghis Khan ao corpo Chindits organizado na Segunda Guerra Mundial pelo General Orde Wingate (nomes que não serão novidade para os leitores de Robin Wood e Hugo Pratt).
 
A história, que apresenta dois novos Mestres da Noite, é sustentada por um ritmo rápido e constante, uma narração coral, um cenário asiático evocativo e aproveita ao máximo todo o potencial narrativo do personagem, em que a alternância entre histórias mais complexas e estruturadas e contos puramente de ação sempre foi uma constante desde as primeiras edições. 
 
As duas edições são ilustradas por Andrea Del Campo, que trabalha na série desde a edição nº 159, em 2013, e que, com traços precisos, ilustra com eficácia tanto as sequências ambientadas na selva quanto as complexas cenas de batalha.
 
Por Mauro Mihich 

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

 
Quem é o rapaz que diz ser filho de Harlan Draka?
Dampyr 301 - O filho do Dampyr (história de Giorgio Giusfredi com desenhos de Michele Cropera)

quarta-feira, 5 de novembro de 2025


Um pacto sombrio, um carregamento de sangue, uma jornada em direção ao horror.

O ANTIGO MARINHEIRO
Dampyr 308
Nas bancas italianas: 05/11/2025
História: Gianmaria Contro
Desenhos: Max Avogadro
Capa: Michele Cropera

Porto de Varna, Mar Negro. O comandante Cruikshank firma um acordo com um indivíduo singular... Deverá levar umas caixas até a cidade inglesa de Whitby, em troca de uma generosa compensação, nada demais. Mas aquele homem tem qualquer coisa de estranho, muito sinistro. Às suas origens, se perdem no desconhecido e sua história é escrita com sangue... É o que basta para atrair a atenção de Dampyr!
 
 
 
Publicado originariamente no site: www.sergiobonellieditore.it

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

 
Dampyr 307
O chacal
 
 
Crítica do Dampyr de Mignacco & Belardo
 
Luigi Mignacco escreve um episódio único, começando com uma ideia inusitada, mas falhando em convencer completamente. O novo Mestre da Noite, Rhodon, tem a capacidade de sentir terremotos se aproximando e explorá-los para satisfazer suas próprias necessidades, alimentando-se do medo e da destruição. Um conceito curioso, até fascinante, mas que testa severamente a suspensão da descrença do leitor dampyriano: depois de mais de trezentas edições, introduzir um novo poder para os Mestres da Noite - e tão único - exige uma coerência que parece frágil aqui. 
 
A primeira metade da história, no entanto, funciona: bom ritmo, diálogos eficazes e a relação entre Harlan e Arno é bem construída, com este último sendo usado de forma inteligente e crível. Mas na segunda metade, a tensão diminui, as reviravoltas tornam-se previsíveis e o final apressado prejudica a imersão. Mesmo Rhodon, embora visualmente interessante, não é totalmente cativante ou convincente. Sua caracterização exagerada luta para se encaixar no contexto realista e dramático da história, o que acaba fora de contexto. 
 
Mignacco tenta incorporar temas atuais - desde o luto coletivo pelas catástrofes até as reflexões políticas sugeridas no painel final (aplausos) -, mas os deixa em segundo plano, como sugestões mal sugeridas. 
A impressão geral é de uma história promissora, mas que não consegue manter o peso emocional, o envolvimento e o apelo pretendidos.  
 
Os desenhos de Vanessa Belardo são sólidos, sempre legíveis, talvez menos nas cenas mais intensas, mas igualmente capazes de conferir dignidade visual à história.
No geral, um episódio com uma ideia potencialmente interessante, talvez, mas ainda a se verificar. Veremos se ela se mantém com o tempo.
  
 
Publicado originariamente no site: www.ubcfumetti.com 

sábado, 1 de novembro de 2025

 
Duas espadas encantadas, duas cidades mortas, dois exércitos em guerra...
  

O INIMIGO DE AZARA
Dampyr 299
História e Roteiro: Mauro Boselli
Desenhos:  Stefano Andreucci  
Capa: Enea Riboldi
 
No inferno do Sudão, assolado pela guerra civil, Matthew Shady ajuda Azara a encontrar as espadas mágicas Durandal e Flamberge entre as ruínas de antigos reinos desaparecidos. Harlan os persegue, enquanto isso Samantha, com a ajuda de Tesla e Kurjak, tenta libertar seu filho adotivo, Amin, das garras dos Janjaweed. Contudo, Amin desertou e, caçado por crimes de guerra, esconde-se na cidade sitiada de Al Fashir. Quem também o persegue é o perigoso major rebelde Rashad Musa, que guarda um segredo sombrio, estando sob as ordens de um misterioso Mestre da Noite. 

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

 
Dampyr 300
Arte de Nicola Genzianella
 

terça-feira, 28 de outubro de 2025

 
Uma travessia perigosa pelas águas geladas de nobembro... Mas qual é o verdadeiro destino? Harlan, Tesla e Kurjak embarcam numa jornada potencialmente só de ida, nas águas do antigo marinheiro... 
A atmosfera desse quadrinho é obra de Max Avogrado! 
Dampyr 308, "O antigo marinheiro" de Gianmaria Contro com desenhos de Max Avogadro, dia 5 de novembro nas bancas italianas!

domingo, 26 de outubro de 2025

 
Dampyr 309
D-Day
de Gigi Simeoni e Dario Viotti
Dezembro/2025
 
As praias das Normandia. Em junho de 1944, o ato final da saga de Hitler começou ali... Hoje, aquelas terras são palco de assassinatos e desaparecimentos brutais, como se a sombra do horror nazista nunca tivesse desaparecido; como se algo conspirasse na escuridão para trazê-la de volta à vida... E, para afastar a ameaça, caberá a Dampyr substituir o exército aliado! 
 
 
Fonte: Revista Preview 120 
 

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

 
UM ALIADO NA LUTA!
Erlik Khan declarou guerra a Harlan Draka. Ambos estão juntando seus soldados. Abaixo, um soldado importantíssimo se juntará a legião de Dampyr. O Capitão Brumowski, um não morto de Draka, livre, se junta ao grupo, no Teatro dos Passos Perdidos. Destaque para voo noturno da Transilvânia para Praga. Tesla reconheceu o som do avião do amigo!
Dampyr 200 - A legião de Harlan Draka (história de Mauro Boselli com desenhos Luca Rossi - colorizado por Romina Denti)

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

 
Um fragmento do passado de Amber Tremayne, que ela está contando para Harlan Draka. Detalhe: seu filho Aurelio Ambrosio!.
Dampyr 185 - O segredo de Amber Tremayne (história de Mauro Boselli com desenhos de Mauro Larenti) 

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

 
No sul dos Estados Unidos, os supremacistas agem impunemente contra a comunidade afro-americana.
 
Num ponto de prostituição, o homem branco ao escolher a garota negra não poderia imaginar que ela é uma Boo Hags.

Elas estão matando os racistas, corpos estão aparecendo sem sangue, Dampyr e Kurjak já estão nos Estados Unidos, chamados por dois amigos policiais.
Dampyr 279 - As vingadoras (história de Giuseppe Andreozi e Claudio Falco com desenhos de Andrea Del Campo) 

sábado, 18 de outubro de 2025


Continuam as férias francesas de Harlan em companhia da bela jornalista Angelique. Os dois estão em Paris e tomaram destino à região de Lozeren, onde, entre 1764 e 1767, mais de uma centena de pessoas foram atacadas ou mortas pela "besta de Gevaudan".
Abaixo, uma visão de Harlan, ao tocar um possível presa da besta, ele descobre que há um Mestre da Noite por trás da criação da besta! 
 
Dampyr 159 - A Besta de Gevaudan (História de Andrea Artusi e Ivo Lombardo com desenhos de Andrea Del Campo auxiliado por Andrea Artusi).