segunda-feira, 14 de julho de 2025

 
Dampyr 303 - Mundo duplo (história de Gianmaria Contro com desenhos de Antonello Catalano e Giovanni Talami. 

 

sábado, 12 de julho de 2025

 
Mundo duplo - Dampyr 303 (junho/2025) 

Escrita por Paolo M.G. Maino
 
Gianmaria Contro confirma seu desejo, desde o início de sua curadoria, de também (não apenas) trilhar novos caminhos dentro da narrativa dampyriana de 25 anos. E para mim, esta é a escolha a ser feita ao assumir uma responsabilidade: respeito à tradição e um novo fôlego para novos caminhos. 
 
Doppio mondo - Dampyr 303 - nas bancas há alguns dias, com os desenhos de Antonello Catalano e Giovanni Talami, é, na verdade, uma história que, por um lado, utiliza métodos típicos da história de Dampyr, mas, ao se mover em uma zona cinzenta, tenta ampliar os limites do "narrável", como já aconteceu com os fantasmas em Detroit Street Blues no mês passado. 
 
Mas sigamos em ordem. 
 
Detroit Street Blues 
História e Roteiro: Gianmaria Contro
Desenhos: Antonello Catalano e Giovanni Talami
Capa: Michele Cropera
 
A história sem spoilers: John Stanley Hart é um novo Mefistófeles obcecado em escapar da morte e se dar uma vida imortal. Para isso, no passado, ele praticava ritos sombrios com um toque lovecraftiano e agora encontrou um novo poder nos interstícios entre os mundos infinitos, precisamente no Mundo Duplo do título.
 
Hart é uma anomalia que também deixa para trás um rastro de sangue centenário que Caleb Lost rastreia desde Praga e então confia a Harlan, Kurjak e Tesla a tarefa de desvendar a história. E eu diria que isso é o máximo que podemos dizer sem incorrer em explicações irritantes. 
 
Assim como na edição anterior, nossos heróis (em Detroit era apenas Harlan) se veem diante de novos inimigos que não são fáceis de derrotar com as armas habituais e isso obviamente tem uma primeira vantagem: a conclusão é tudo menos óbvia.
 

Mas vamos agora retomar os fios da premissa: novos caminhos e o uso dos métodos típicos da narração dampyriana (em suma, da tradição dampyriana). Essas são as coordenadas em que Contro se move em sua curadoria e, para fazê-lo plenamente, ele deve exemplificá-las também para aqueles que, além dele, escreverão novas histórias dos caçadores de vampiros da Bonelli em um futuro próximo.
 
Comecemos mantendo estilos e estruturas típicos. Listo-os para simplificar: referências explícitas a textos de literatura noir, pulp ou esotérica (Carver e Burroughs, que também entram como protagonistas com uma imagem em uma mesa que reproduz perfeitamente uma referência do escritor enquanto fuma); combate à emergência do mal a partir de casos arquivados relacionados a crimes atuais; abertura de portas para mundos e dimensões de fantasia como nas histórias das tradições de Lovecraft, Howard, Clark Ashton Smith...; jogo de planos temporais com flashbacks que explicam o que acontece no presente dos heróis. 
 
Trata-se de dar continuidade à missão que o grupo de Harlan assumiu novamente nas duas últimas páginas de Dampyr 300, após derrotar Lorde Marsden. Essas não são tarefas novas, mas a maneira de enfrentá-las pode ser nova.
E então tentarei descrever brevemente algumas novidades. 
 
 
 
A ideia da interzona é a de um espaço com novas regras que, por um lado, parecem se apoiar na relação entre o mundo real e o mundo platônico e, por outro, a interzona pretende ser um novo espaço de narrativa virgem em metaquadrinhos, no qual se possa mover mais livremente da continuidade e, talvez, lançar novos caminhos de continuidade. Uma troca de palavras entre Kurjak e William Burroughs explica essa perspectiva: "Outra maldita dimensão alternativa!", desabafa nosso querido soldado, e a resposta é clara: "Oh, não, senhor Kurjak... A interzona não é uma 'dimensão'... é mais como... uma incubadora".
 
O final aberto como um legado a ser deixado à imaginação do leitor. Três pistas nesse sentido são a prova disso. Do número 301 ao presente 303, as edições, embora perfeitamente independentes (e mesmo com "apenas" 78 páginas), deixam alguns caminhos abertos e, acima de tudo, como escrevi, deixam o leitor com a possibilidade de imaginar e aguardar os desdobramentos, também porque uma certa rotatividade de inimigos e mundos abre a possibilidade de soluções narrativamente não tão previsíveis. 
 
As páginas pós-epílogo não são dedicadas ao protagonista ou aos seus amigos, mas a algum personagem secundário cujo retorno podemos esperar. Isso acontece na edição 302, tanto para os ghouls quanto para a jovem pronta para assumir o lugar dele no mundo do crime de Detroit, e nesta edição 303, isso termina com uma composição perfeita (não direi mais). 
 

E agora chegamos ao capítulo sobre desenhos e desenhistas. Tomo a liberdade (espero que Gianmaria Contro não se ofenda) de relatar o que o próprio Contro me disse há alguns dias, enquanto tomávamos um café rápido. Para quem leu, ele observou que os cenas ambientadas na interzona são ilustrados por Talami, enquanto todo o resto é ilustrado por Catalano, com um efeito cinematográfico muito eficaz. Perguntei a Contro como ele havia pensado nessa solução e ele me disse que, tendo que produzir o álbum em uma certa velocidade, não havia alternativas a não ser ter dois ilustradores. Ele enviou o roteiro para ambos (ambos estreando na Dampyr, aliás) e os convidou a coordenar seus trabalhos, como pode ser apreciado na simples comparação entre a página 5 e a página 10, duas páginas iniciais que se espelham na diferença entre os dois ilustradores.
 
Ambos são bons em suas diferentes tarefas, com cenas muito cruas e fragmentadas para Catalano (e se eu tivesse que pensar em um precedente ilustre em Bonelli, a fala limpa e narrativa do falecido Franco Bignotti me veio à mente) e cenas mais oníricas para Talami que explodem em outra página de abertura na página 73 (e que, em vez disso, têm um sabor de Genzianella, apesar do reconhecimento absoluto da fala de Talami, tão apreciada em Morgan Lost). Dois artistas que colocam sua linha a serviço de Dampyr, e só podemos ficar felizes com isso, confirmando o fato de que o investimento nesta série, apesar da redução de páginas, ainda é e sempre foi de primeira qualidade. Ambos também criam um Harlan convincente. 
 
 
A capa de Croopera é a cereja do bolo em termos de beleza e composição. Revê-la depois de ler o álbum é como se deparar com uma síntese de momentos, e nos deixa com o agradável sabor do horror e de um mundo de pesadelo.
 
Vejo vocês em julho, onde desta vez estrearei na Dampyr…! Dampyr 304 nasceu de uma história minha, revisada por Claudio Falco, que então escreveu o roteiro da história dupla (continuada na edição 305) com arte de Andrea Del Campo. A história - já aviso com antecedência - é um clássico de terror e ação em que Harlan e seus amigos lutam contra inúmeros mortos-vivos e mestr* da noite! (o asterisco é para deixar vocês na dúvida sobre o gênero e a quantidade!). 
 
 

quinta-feira, 10 de julho de 2025

 
Dampyr por Michele Benevento! 

terça-feira, 8 de julho de 2025

 
Se uma coisa está perdida, não tenham dúvida, Vassago "o demônio das coisas perdidas", está por perto!
Ele e mais um monte de gente, inclusive seu inimigo: Conde Saint´Germain, estão à procura de uma música de Mozart, que levará uma chave, que simples abre as portas para outros mundos.
Dampyr 205 - A sétima chave (história de Claudio Falco com desenhos de Alessio Fortunato) 

domingo, 6 de julho de 2025

 
O desenhista amador Duarte, foi seduzido por Lady Nahema. Os monstros que ele desenha numa história que criou, simplesmente começaram aparecer pela cidade de Barcelona. Na sequência abaixo, até o estádio do Barcelona FC, é invadido por monstros... 
 
Dampyr Especial 7 (2011) - Shadowman (história de Luigi Mignacco com desenhos de Alessandro Baggi)

sexta-feira, 4 de julho de 2025

 
A médica legista Paola Lucchesi, que trabalha no Hospital de Florença, viu algo que ela se recusa acreditar. O paciente que fez a autopsia, simplesmente saiu andando da autopsia! Sem ninguém para ela recorrer, lembrou do Professor Angelo Sana.
O Professor Sana ligou para sua namorada Sophie Mutter, que está em Sidney a trabalho! Essa lhe disse para ele ligar imediatamente para Harlan Draka, e que controlasse os ciúmes. 
Dampyr parte imediatamente para a Toscana!
 
Dampyr 265 - Almas de cera (história de Gianmaria Contro com desenhos de Max Avogadro) 

quarta-feira, 2 de julho de 2025

 
Das sombras da história surge um novo Mestre da Noite!
A MONTANHA DE JADE
Dampyr 304
Nas bancas italianas: 02/07/2025
História: Paolo MG Maino e Claudio Falco
Roteiro: Claudio Falco
Desenhos: Andrea Del Campo
Capa: Michele Cropera
 
Mianmar, uma terra oprimida pela ditadura e ensanguentada pela guerra civil... Uma misteriosa milícia de não-mortos ataca as aldeias mais pobres, comete massacres brutais e arrasta com ela os homens. Será que está reunindo um exército de trabalhadores escravos para extrair o precioso jade?... Os rastros levam à sombra de um líder lendário aliado a Genghis Khan, um novo e temível Mestre da Noite que entra em cena!


 
Publicado originariamente no site: www.sergiobonellieditore.it
 

segunda-feira, 30 de junho de 2025

 
Em Myanmar, todas as pistas levam a um lendário consultor que sempre esteve ao lado de Genghis Khan!
Dampyr 304 - A montanha de Jade (história de Paolo M.G. Maino e Claudio Falco com desenhos de Andrea Del Campo)
 

sábado, 28 de junho de 2025

 
A Mestre da Noite Vanth

Dampyr 224 - O santo vindo da Irlanda (história de Mauro Boselli com desenhos de Micheli Rubini, Nicola Genzianella, Michele Cropera, Majo, Lucio Parrillo, Ivan Cavini, Paolo Barbieri, Alberto Dal Lago, Edvige Faini, Luca Zontini, Antonio De Luca, Angelo Montanini e Dany Orizio). 

quinta-feira, 26 de junho de 2025

 
O que esconde o solitário kurgan nas encostas do Cáucaso? 
 
 
Dampyr 295
Dionysos
História e Roteiro: Mauro Boselli
Desenhos: Simone Delladio
Capa: Enea Riboldi 
 
Uma tumba misteriosa, o segredo das antigas guerreiras Hamazhan, um desafio contra um inimigo poderoso. A caça aos fragmentos do Caldeirão Dagda está oficialmente aberta. Numa zona de guerra. E nossos heróis tentam vencer a Mestre da Noite Azara!

 

terça-feira, 24 de junho de 2025

 
Detroit street blues - Dampyr 302 (maio/2025) 

Escrita por Paolo M.G. Maino

Gianmaria Contro assumiu a curadoria de Dampyr com a edição 301, mas acho que para entender algumas das direções nas quais a série de caçadores de vampiros Bonelli continuará a se desenvolver, as duas histórias individuais Dampyr 302 e 303 serão muito interessantes.
 
De fato, estamos diante de dois números escritos pelo novo curador e ilustrados por Alfredo Orlandi (302) e por Antonello Catalano e Giovanni Talami (303), ou seja, três desenhistas estreantes na série.

Nesta análise de Detroit Street Blues, quero falar com vocês não apenas sobre o álbum, mas também sobre o caminho que o álbum indica.
 
Observem que, neste primeiro ano, muitas histórias que serão publicadas mesmo com a curadoria oficial da Contro, foram aprovadas por Boselli/Giusfredi e, devido aos tempos técnicos de produção dos quadrinhos, elas saem apenas alguns meses/anos após seu início (posso confirmar isso, pois duas dessas histórias nasceram de meus temas, começando com "A montanha de jade - Dampyr 304", nas bancas italianas em julho). Portanto, por alguns meses, teremos histórias com temas diferentes e, portanto, também modos narrativos diferentes. Acredito que essa variedade seja um valor agregado e acredito que, pelo menos em parte, ela continuará, mesmo quando todas as histórias passarem pela aprovação de Contro. 
 
Detroit Street Blues 
História e Roteiro: Gianmaria Contro
Desenhos: Alfredo Orlandi
Capa: Michele Cropera

Mas vamos a Detroit street blues. A história, sem spoilers, é em si um enredo clássico: Harlan é enviado por Caleb para investigar mortes estranhas e violentas nos bairros abandonados na periferia de Detroit (USA). A decadência urbana corresponde a uma decadência social representada por vários criminosos com os quais Harlan precisa interagir. O ritmo de filme de gangster no presente também é deliberadamente evocado pelo editorial de Contro. E como estamos em uma série de terror, obviamente por trás desses crimes brutais, além da violência do homem, há também a de alguém que não é homem (ou, como é típico de Dampyr, "não é mais homem").
 
Tudo conforme o roteiro, assim como, em parte, a resolução final. Mas o que importa em uma história em quadrinhos são as variações, e aqui o Contro insere algumas curiosas e promissoras. Vou listá-las, mas há um spoiler na última! 
 
Há muito tempo não víamos um Harlan em uma aventura solo. Um vingador solitário que me lembrou o Tex de Nolitta. 
Muitos novos personagens coadjuvantes que também poderiam retornar (de alguma forma, o final aberto parece prever isso), mas que também poderiam encerrar sua aventura em Dampyr aqui, com esta rápida aparição, mas que serve para dar profundidade realista à narrativa.
 
A estrutura narrativa é rápida e se encaixa perfeitamente nas 80 páginas. Há mais implicações, mas é uma escolha funcional para esta nova forma de narrar. 
 

[SPOILER] E chegamos à questão mais delicada: a introdução no imaginário dampyriano da figura dos ghouls, mortos-vivos que mudaram parcialmente de natureza. Esta é uma escolha que, para alguns leitores, representa uma fissura em contradição com algumas regras do já mencionado imaginário dampyriano: se mortos-vivos são aprisionados sem possibilidade de sair, caem numa espécie de letargia até que sangue ou um mestre os liberte. O que acontece de diferente com esses ghouls e por quê? Perguntas legítimas que são apenas parcialmente respondidas, mas a aura de mistério presente nessa espécie de "morlock" dos X-Men é funcional à história ambientada na decadente Detroit. Tudo está caindo aos pedaços e, de alguma forma, até os mortos-vivos são afetados por essa ruína e inexplicavelmente "mutam".
 
Devo dizer que essas novidades (ou nuances) me parecem um sinal da vontade de arriscar e relançar, e só por isso é uma escolha digna e a ser observada. A mutação é, portanto, o fio condutor dessas escolhas, e a mutação é o caminho para a sobrevivência (mais uma vez os X-men nos refrescando a memória).
 

Da parte dos desenhos, Alfredo Orlandi, emprestado por Martin Mystère, move-se com confiança no universo de Dampyr, graças também a uma história que, como eu disse, também busca caminhos inovadores, e por isso um novo artista é funcional. Harlan é totalmente Ralph Fiennes, em todos os aspectos, e talvez este seja o fato menos bem-sucedido justamente porque, obviamente, Orlandi não se sente confiante em desenhar "seu" Harlan, mas é absolutamente compreensível e, acima de tudo, é um fator que não afeta a qualidade das cenas de ação, os efeitos gráficos para criar a impressão de memórias, os ghouls com seus corpos em decomposição.

Resumindo, se você conhece Dampyr, é um bom ponto de partida para apreciar as sutis variações introduzidas nesta história por Contro, e se você não conhece, bem, você só precisa conhecer um pouco para aproveitar a história (e isso também é bom!).

Por fim, parabenizo Michele Croopera pela esplêndida capa que atrai a atenção do leitor tanto quanto parece capturar Harlan literalmente, gostaria também de lembrar o falecimento de Enea Riboldi, que deu à Dampyr 300 capas da série regular, além de várias edições especiais. Para melhor fazê-lo, convido você a ler o que Mauro Boselli escreveu em sua despedida no site da Bonelli.
 
 
 
Crítica publicada no site: www.fumettiavventura.it      

domingo, 22 de junho de 2025

 
Tesla por Emiliano Albano

sexta-feira, 20 de junho de 2025

 
O cara de paletó, colete e camisa preta é o poderoso chefe do tráfico em uma vila nos Balcãs, conhecida de Emil Kurjak. Nosso soldado ficou sem palavras ao ver essa foto! Quem ele vê na foto é simplesmente o Capitão Egon Gorislav... que ele matou na Guerra dos Balcãs. O que terá acontecido...
 
Dampyr 110 - O coração de Gorislav (história de Diego Cajelli com desenhos de Luca Raimondo)

quarta-feira, 18 de junho de 2025

 
Nova fórmula de Harlan Draka preparar a munição para suas armas! 
 
Dampyr 302 - Detroit Street Blues (história de Gianmaria Contro com desenhos de Alfredo Orlandi) 
 

segunda-feira, 16 de junho de 2025

 
Tesla lindíssima nos traços de Giovanni Talami e Antonello Catalano.
 
Dampyr 303 - Mundo duplo (história de Gianmaria Contro)  

sábado, 14 de junho de 2025

 
Direto da Revista Preview 116:

Dampyr 305
Selva de fogo
De Paolo M.G. Maino e Claudio Falco com desenhos de Andrea Del Campo
agosto/2025
 
Com a ajuda de T-Rex e seus mercenários, Harlan, Tesla e Kurjak penetram nas florestas birmanesas seguindo as pistas do cruel não-morto Sao... para liberar os mineradores escravos que foram raptados e para destruir o Mestre da Noite, estão prontos para despejar um tempestade de chumbo. Não sabem que, na sombra, a antiga Kwan-Yin os vigia e, talvez, esteja manipulando eles para um fim obscuro... 
 

quinta-feira, 12 de junho de 2025

 
 HARLAN & EVA
Feliz dia dos namorados!
 
Dampyr 301 - O filho do Dampyr (história de Giorgio Giusfredi com desenhos de Michele Cropera) 

terça-feira, 10 de junho de 2025

 
A Mestre da Noite Ah Toy, voltou a São Francisco (Dampyr 215), para retomar a cidade, que segundo ela era seu território.
 
Ao começar eliminar seus concorrentes da máfia chinesa, acabou chamando a atenção do detetive vampiro, Jim Fajella, que imediatamente entrou em contato com Caleb Lost.  
 
Dampyr e sua esquadra conseguiram fazê-la bater em retirada. Agora ela apareceu em Kuala Lampur na Malásia, e o modus operandi é o mesmo: eliminar com corrência!
Dampyr 220 - O acerto de contas de Ah Toy (história de Claudio Falco com desenhos de Vanessa Belardo)  

domingo, 8 de junho de 2025

 
Um agente imobiliário do condado de Kent, na Inglaterra, apareceu morto! Com sinais claro que participou de um ritual sadomasoquista!
 
Fotos e relatórios do caso, foram para nas mãos do agente Scotland Yard, Simon Fine. Ele além de amigo de Dampyr, tem poderes paranormais. Simon intuiu que há algo grave por trás desse caso.
 
Já na Inglaterra, Harlan e Kurjak se juntam a Fine, para investigar e estão chegando perto... ao entrarem de "penetras" na festa que está acontecendo no subsolo da mansão de um milionário, descobrirão bem mais que assustador...
Dampyr 226 - Hellfire Clube (história de Nicola Venanzetti com desenhos de Fabrizio Longo)